SEGURANÇA ELETRÔNICA PRIVADA E ÉTICA

pinguim
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Ago 20, 2024 6:24 pm

SEGURANÇA ELETRÔNICA PRIVADA E ÉTICA

Mensagem por pinguim »

Com o aumento da dependência de sistemas de segurança eletrônica predial, como podemos equilibrar a necessidade de segurança com a preservação da privacidade dos moradores e visitantes? Além disso, quais são as vantagens e desafios de adotar soluções open-source nesse contexto, considerando as implicações éticas e técnicas?
Recentemente pensei em comprar câmeras IP, mas desisti depois de ler os termos de uso e constatar que a empresa proprietária do servidor online "tem permissão" para armazenar, usar e vender dados do vídeo. Existem soluções mais éticas? Compartilhe sua experiência se puder.
Avatar do usuário
Carpim
Iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Ago 28, 2024 6:10 pm
Localização: Mundo Real

Re: SEGURANÇA ELETRÔNICA PRIVADA E ÉTICA

Mensagem por Carpim »

Uma solução é você mesmo fazer a sua própria câmera não precisa de muito conhecimento pra isso, no youtube você acha pessoas ensinando o "básico" pra fazer uma câmera. O servidor pra guardar as imagens não precisa ser muito grande pois da pra comprimir as imagens pra .tar por exemplo. :twisted: Boa sorte "old".
Use Debian BTW!
Escuridão é luz virada do avesso.” - Beelzebul
Avatar do usuário
slackjeff
Site Admin
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Jul 16, 2024 3:33 pm

Re: SEGURANÇA ELETRÔNICA PRIVADA E ÉTICA

Mensagem por slackjeff »

Salveeee, tenho 5 cameras wifi aqui! Elas precisam de um software na play store para ser executadas. Porem eu fiz uma gambiarra e passei a utilizar capturando os fluxos via vlc. Da tambem via mpv!

Da para jogar o fluxo das cameras wifi para uma pagina web, em um pagina simples html. Ai so adiciona um player basico que captura o fluxo normalmente rtmp e você ta feito!
Da para acessar externamente, bastando abrir a porta 80 e 443/tls se houver e adicionando o apache authentication! Fica pitel.
hrcerq
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Set 28, 2024 11:54 pm

Re: SEGURANÇA ELETRÔNICA PRIVADA E ÉTICA

Mensagem por hrcerq »

Em relação aos mecanismos de segurança prediais eu diria o seguinte: o que precisa ser observado é se existe alguma violação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Até certo ponto, é justo e ético um pŕedio usar alguns mecanismos de segurança? Eu penso que sim. Então, por exemplo, você precisar de cadastro, precisar se identificar para entrar, e ter que passar por um sistema de câmeras para ter acesso ao prédio, acho que é razoável.

O que não é razoável:

* Dados serem persistidos por tempo indefinido, sem tempo para expirar;
* Serem coletados sem o seu consentimento (ou seja, sem você ter requisitado acesso ao prédio, em primeiro lugar);
* Serem vendidos (ou "vazados") a terceiros;
* Serem usados em algum processamento massivo de treinamento de modelos ou qualquer função que não esteja ligada à segurança daquele prédio em específico;
* Ser solicitado mais do que o necessário para a identificação do visitante;
* Uso de medidas insuficientes para proteger os dados cadastrais.

Nesses casos, acredito sim que haja um abuso dos mecanismos de segurança, e a administração do prédio deverá responder na forma da lei.
O shell tem que continuar
Responder