Página 1 de 1
SEGURANÇA ELETRÔNICA PRIVADA E ÉTICA
Enviado: Ter Ago 20, 2024 6:28 pm
por pinguim
Com o aumento da dependência de sistemas de segurança eletrônica predial, como podemos equilibrar a necessidade de segurança com a preservação da privacidade dos moradores e visitantes? Além disso, quais são as vantagens e desafios de adotar soluções open-source nesse contexto, considerando as implicações éticas e técnicas?
Recentemente pensei em comprar câmeras IP, mas desisti depois de ler os termos de uso e constatar que a empresa proprietária do servidor online "tem permissão" para armazenar, usar e vender dados do vídeo. Existem soluções mais éticas? Compartilhe sua experiência se puder.
Re: SEGURANÇA ELETRÔNICA PRIVADA E ÉTICA
Enviado: Qua Ago 28, 2024 6:42 pm
por Carpim
Uma solução é você mesmo fazer a sua própria câmera não precisa de muito conhecimento pra isso, no youtube você acha pessoas ensinando o "básico" pra fazer uma câmera. O servidor pra guardar as imagens não precisa ser muito grande pois da pra comprimir as imagens pra .tar por exemplo.
Boa sorte "old".
Re: SEGURANÇA ELETRÔNICA PRIVADA E ÉTICA
Enviado: Sex Set 13, 2024 10:57 pm
por slackjeff
Salveeee, tenho 5 cameras wifi aqui! Elas precisam de um software na play store para ser executadas. Porem eu fiz uma gambiarra e passei a utilizar capturando os fluxos via vlc. Da tambem via mpv!
Da para jogar o fluxo das cameras wifi para uma pagina web, em um pagina simples html. Ai so adiciona um player basico que captura o fluxo normalmente rtmp e você ta feito!
Da para acessar externamente, bastando abrir a porta 80 e 443/tls se houver e adicionando o apache authentication! Fica pitel.
Re: SEGURANÇA ELETRÔNICA PRIVADA E ÉTICA
Enviado: Qua Out 02, 2024 11:08 pm
por hrcerq
Em relação aos mecanismos de segurança prediais eu diria o seguinte: o que precisa ser observado é se existe alguma violação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Até certo ponto, é justo e ético um pŕedio usar alguns mecanismos de segurança? Eu penso que sim. Então, por exemplo, você precisar de cadastro, precisar se identificar para entrar, e ter que passar por um sistema de câmeras para ter acesso ao prédio, acho que é razoável.
O que não é razoável:
* Dados serem persistidos por tempo indefinido, sem tempo para expirar;
* Serem coletados sem o seu consentimento (ou seja, sem você ter requisitado acesso ao prédio, em primeiro lugar);
* Serem vendidos (ou "vazados") a terceiros;
* Serem usados em algum processamento massivo de treinamento de modelos ou qualquer função que não esteja ligada à segurança daquele prédio em específico;
* Ser solicitado mais do que o necessário para a identificação do visitante;
* Uso de medidas insuficientes para proteger os dados cadastrais.
Nesses casos, acredito sim que haja um abuso dos mecanismos de segurança, e a administração do prédio deverá responder na forma da lei.