Algo de errado no servidor?

Avisos e discussões para melhor gerenciamento do Servidor IRC (ircs://irc.slackjeff.com.br:+6697) e do canal principal #mundo-libre
orahcio

Algo de errado no servidor?

Mensagem por orahcio »

Oi devnull, tá acontecendo algo no servidor IRC? Não estou conseguindo conectar desde ontem de noite.
devnull
Site Admin

Re: Algo de errado no servidor?

Mensagem por devnull »

Oi orahcio,

Não sei, estou investigando com o provedor, parece que ocorreu um desligamento forçado e reinicio da maquina, algo perto da 00:23
Com o disco é criptografado com GELI, precisou de uma intervenção manual para inserir a senha e descriptografar o disco, pra subir os serviços novamente.

Abri um chamado para investigar o que houve, assim que eu obter uma resposta, atualizo aqui.
devnull
Site Admin

Re: Algo de errado no servidor?

Mensagem por devnull »

orahcio,

Retornaram que foi uma falha de hardware, que desligou a máquina e fez com que ela fosse migrada pra outra zona de disponibilidade, para em seguida dar o boot. Foi um processo que levou 40 segundos. Eles apenas não contavam que o disco estava criptografado e precisava intervir com senha manualmente para o processo de descriptografia. Aí ficou offline até eu perceber, o que levou algumas horas.

Foi uma situação atípica.
De toda forma, configurei um alarme pra monitorar a saúde do servidor a cada 5 min. Se ficar indisponível por 15 minutos, vou ser avisado por email.

~ devnull
Anexos
health_check.png
health_check.png (104.77 KiB) Exibido 24149 vezes
Responder